Conectar-se

Esqueci minha senha

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 7 em Dom Jun 12, 2016 12:02 am
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
»  Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?
Sex Out 06, 2017 5:32 pm por Rasabino

»  É Fácil ou Difícil ir Para o Céu
Ter Ago 29, 2017 9:28 am por Rasabino

» Frase do Dia
Ter Ago 16, 2016 11:03 am por Rasabino

» O que Exatamente Significa: Jesus é o Filho de Deus?
Ter Ago 16, 2016 10:51 am por Rasabino

» Jesus Ressuscitou no Espírito ou Com um Corpo Físico?
Seg Ago 08, 2016 11:19 am por Rasabino

» Quem é Jesus - Criatura ou Criador?
Seg Ago 08, 2016 11:12 am por Rasabino

»  Qual o Sexo de Deus?
Seg Ago 08, 2016 11:07 am por Rasabino

»  Você Realmente Acredita em Tudo o Que Esta Escrito na Bíblia?
Seg Ago 08, 2016 11:02 am por Rasabino

»  Se Tudo Faz Parte do Plano de Deus, que Diferença Faz Orar ou Não?
Seg Ago 08, 2016 10:51 am por Rasabino



Por Que Há Tantas Religião no Mundo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por Que Há Tantas Religião no Mundo?

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg Jun 06, 2016 3:47 am

Por que a religiosidade é universal? Por que existem religião no mundo inteiro? Por que em toda parte do mundo há crença em algo sobrenatural? Porque quase todas as pessoas têm uma crença? Seria isso prova de que Deus existe? 

Muitas pessoas chegam a contar como evidência da existência divina o fato de a religião existir em todas as diversas sociedades humanas. Embora não vejam nada de sobrenatural, acham que essa universalidade da religião seja prova de que no passado o deus em que acreditam tenham sido visto e tenha falado com os primeiros humanos. Todavia, a causa dessa religiosidade mundial é bem outra. 

Uma gazela, ao ouvir um rugido, se prepara para a fuga, porque reconhece a presença de um leão por perto. Mas, ao ouvir um trovão, deve sentir que existe nas proximidades um bicho muito mais perigoso do que o leão. E, no decorrer de sua curta existência, deve se acostumar e perder o medo, uma vez que o mostro nunca aparece. 

O homem primitivo, por sua vez, com sua maior facilidade de discutir e transmitir informações, modelou mais o caráter desse ser imaginário e lhe deu nome de deus, supondo mesmo a existência de diversos deuses. 

A enorme criatividade humana, em um mundo tão misterioso, cheio de fenômenos incompreensíveis, buscando explicações para tudo isso, produziu um universo imaginário riquíssimo em personagens sobrenaturais. Em sua imaginação, o animal inteligente povoou a Terra e os céus de deuses, anjos, demônios, duendes, almas imateriais (fruto do sonho), com um sem-número de invisíveis entidades sobre-humanas, dominadoras dos destinos dos homens. 

O homem do passado (e mesmo alguns de hoje) ouviu as vozes dos deuses no trovão e nos ecos de seus próprios gritos; sentiu o poder maléfico dos demônios nas pessoas acometidas de distúrbios mentais; agradeceu as bênçãos divinas, expressas na chuva, no crescimento das plantas e outros frutos da natureza, com sacrifícios de animais e - que barbaridade!!! - até de seus semelhantes. Em todos os tempos, tudo para que o homem não encontra uma explicação plausível tende a ser atribuído a entidades sobrenaturais. 

Essa ideia primitiva, por milhares de anos sem contestação, passando de pais para filhos, imprimiu-se no imaginário humano de tal forma, que, apesar de todas os esclarecimentos hoje existentes, é bem difícil de sair do pensamento humano.

A universalidade da religião não deriva de uma existência real do sobrenatural, mas sim da perpetuação da ignorância do pensamento primitivo por toda a sociedade humana.



Almoedo
avatar
Marcelo Almoedo

Mensagens : 158
Data de nascimento : 30/10/1953
Data de inscrição : 05/06/2016
Idade : 64
Localização : Recife- Pe

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum